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GOVERNO DE SÃO PAULO FINALIZA TRANSFERÊNCIA DE 5 AEROPORTOS PARA A INICIATIVA PRIVADA

Consórcio Voa São Paulo assume a gestão integral dos aeroportos de Itanhaém, Bragança Paulista, Campo dos Amarais (Campinas), Jundiaí e Ubatuba. Investimentos totalizarão R$ 93,6 milhões em 30 anos de concessão.

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) transferiu, a partir da 0h de 01/11/2017, a gestão de cinco aeroportos paulistas à iniciativa privada. Os aeroportos Artur Siqueira (Bragança Paulista); Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém); Campo do Amarais (Campinas); Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí) e Gastão Madeira (Ubatuba) passam a ser administrados integralmente pelo consórcio Voa São Paulo, primeira concessionária de aeroportos paulistas. O valor da outorga pago pelo consórcio foi de R$ 24,4 milhões, que representou um ágio de 101% sobre o valor mínimo estipulado para a licitação, que era de R$ 12,159 milhões. Os cinco aeroportos receberão investimentos totais de R$ 93,6 milhões em melhorias.

O objetivo do período de transição foi possibilitar que o Voa São Paulo obtivesse conhecimento de todos os setores dos aeroportos, seja na área operacional, de engenharia, projetos, financeira, administrativa e comercial.  Equipes técnicas do consórcio acompanharam também as operações aéreas diárias de cada aeroporto, que se manteve sob a gestão do DAESP.

A partir de agora, o DAESP será responsável pela fiscalização técnica e operacional dos aeroportos concedidos à Voa São Paulo, e a ARTESP cuidará dos aspectos econômicos e financeiros do contrato.

Investimentos. O processo de concessão prevê que o Voa São Paulo destine investimentos de cerca de R$ 93,6 milhões em melhorias. Deste total, ao menos R$ 33,6 milhões devem ser aplicados já nos quatro primeiros anos. Ao longo do contrato, R$ 15,8 milhões serão investidos no Aeroporto de Itanhaém; R$ 20,5 milhões no de Jundiaí; R$ 10,5 milhões no de Bragança Paulista; R$ 18,2 milhões no de Ubatuba; e R$ 28,6 milhões no de Campinas.  Este pacote contemplará melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização, reformas nos terminais de passageiros, modernização de hangares e implantação de equipamentos de proteção ao voo, conforme apresentado neste link.

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